Páginas

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Dinheiro...

Olás...

Quando a gente começa a se preparar para uma viagem dessas não faz ideia da trabalheira que vai dar: Documentos, assinaturas, abrir firma, autenticar, contratar seguro e pensar numa forma de levar seu dinheiro.

Achei essa a parte mais chata, mesmo! Acontece que nossa bolsa é calculada em euro, por exemplo, temos 870 euros de mensalidade, mas o primeiro depósito a gente recebe enquanto esta no Brasil, então esse valor é convertido para real (óbvio!), mas é convertido pelo euro comercial e quando você vai converter pra euro de novo não consegue em hipótese alguma o euro pelo valor da primeira conversão (a não ser, que você dê muita, mas muita sorte e o euro despenque depois que lhe depositarem a bolsa, isso não aconteceu comigo!).
Então começam as pesquisas, porque o que não falta são opções de conversões. Deixar  o dinheiro no banco e levar o cartão internacional, fazer um cartão VTM (esse tem de várias empresas diferentes, aí você tem que escolher uma), teve gente que ia levar tudo em espécie porque conseguiram uma cotação melhor, como existem notas de 500 euros, eles não iam andar com tantas notas assim (mas eu não arriscaria!).

Euro

Eu li muito sobre taxas de bancos, iof e essas coisas e preferi fazer um cartão VTM. No grupo no face a gente acabou juntando um monte de gente pra trocar na mesma empresa e conseguir um desconto maior.
Essa é uma ótima dica: Se juntem no face! Nós conseguimos descontos pra muita coisa, eu consegui pro seguro e pro vtm, mas tem uns amigos que compraram até notebooks por grupo, tinha um monte de gente querendo o mesmo, você vai economizar muito dinheiro assim!

Eu fiz o cartão com a "confidence câmbio", eles não tem uma loja na minha cidade, então eu liguei pra eles e fiz tudo por telefone, aí fiz a transferência pra conta deles. O cartão só pode ser retirado na loja, então eu fiz a transferência antes mesmo de ter o cartão, pra manter o valor da cotação do dia, que foi o melhor que eu tinha visto. Foi a melhor coisa que eu fiz, porque de lá pra cá o euro esta subindo e subindo muito, quem não trocou ainda que o diga.

Retirei o cartão em São Paulo quando eu fui buscar o visto.

PS: Pra quem não sabe como funciona: O VTM é como se fosse um cartão pré-pago, você transfere um valor em real e pela cotação que você combinou o dinheiro entra no cartão em euro (ou pela moeda que for seu cartão, tem dólar e várias outras). Então você o usa no débito para compras no exterior e não paga nada mais por isso, não tem outras variações de cambio, já que a moeda do cartão já é a local. Também pode usar pra saque, mas ai tem uma taxa de 2,50 euros por saque, então só compensa se sacar bastante de uma vez só.
Mas pra quem precisar do dinheiro em espécie, sempre tem os esquemas pra não pagar a taxa. Como pagar as compras do pessoal no débito e ficar com o valor em espécie pra você ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário