Páginas

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Chamadas públicas - Portugal (Parte 2)



A única maneira de saber se foi homologado é se informando na tua IES, se foi homologado deve aguardar um email do CsF, se ele chegar você passou na seleção e receberá informações sobre os próximos passos, se não chegar só saberá o motivo do indeferimento no resultado final.


O email informando tua aprovação e com os próximos passos não vem exatamente do CsF, nessa chamada o CNPq enviou uma lista com os aprovados para o responsável pela próxima etapa no país de destino. No caso de Portugal o responsável por essa etapa foi a Universidade de Coimbra, (da Espanha foi o ministério da educação espanhol). A Universidade de Coimbra montou uma plataforma de candidatura e no email que recebemos vinha login e senha para acessarmos a plataforma.

Universidades e número de cursos disponíveis em cada uma.

Quando acessa a plataforma tem informações sobre os cursos disponíveis para você,eles são disponíveis conforme tua candidatura , por exemplo se você é da área de engenharia pode se candidatar a qualquer curso dessa área, não precisa ser necessariamente o teu curso no Brasil. Porém não escolha nada muito diferente pois eles podem indeferir no final, alegando que está indo estudar algo que não tem "nada a ver" com tua área.

Nós podemos colocar 6 opções, por ordem de prioridade, assim se não houvesse vagas na primeira opção poderia haver na segunda, terceira e assim por diante... Para Portugal foram selecionados quase o mesmo número de alunos quanto número de vagas, a maioria dos alunos que ficaram sem vagas nas 6 opções foram de medicina, dos outros cursos a seleção maior foi feita pelo CNPq mesmo. Já no edital da Espanha teve muita gente que recebeu o email e não conseguiu vaga depois, o número de corte nessa etapa foi bem maior do que no edital para Portugal.
Candidaturas feitas, o que deveríamos fazer era esperar... e esperar... e esperar... hahaha. O resultado foi adiado várias vezes, tivemos ataques de ansiedade, de gastrite e enfim saiu.
Primeiro o CNPq divulga uma lista com os aprovados, depois as universidades de destino entram em contato com os bolsistas. E só então os indeferidos recebem notícias do CNPq.

Decepção para alguns e muita comemoração para outros...

Nenhum comentário:

Postar um comentário